O Universo Próximo

Como é a parte do universo localizada próximo de nós, o chamado universo próximo? Esse  gráfico mostra aproximadamente 50000 galáxias no universo próximo que foram detectadas com o projeto Two Micron All Sky Survey (2MASS), projeto esse que vasculha o céu no comprimento de onda do infravermelho. A imagem resultante é uma incrível tapeçaria de galáxias que fornece uma ideia sobre o limite de como o universo se formou e como ele se desenvolve. A banda escura que cruza o centro da imagem corresponde à região que tem a sua radiação bloqueada pela poeira localizada no plano da Via Láctea. Longe do plano galáctico, contudo, cada ponto representa uma galáxia onde a cor dada a esse ponto representa a distância da galáxia. Pontos mais azuis representam galáxias mais próximas identificadas na busca feita pelo 2MASS, enquanto que pontos mais vermelhos indicam as galáxias mais distantes que possuem um redshift (desvio para o vermelho) z = 0.1. Estruturas que possuem um nome tem o mesmo anotado ao redor das bordas do gráfico. Muitas dessas galáxias estão gravitacionalmente unidas formando aglomerados que por sua vez se unem para formar superaglomerados, esses superaglomerados por sua vez se unem para formar as chamadas estruturas de grande escala do universo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110614.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.