O trânsito de Vênus ocorrido no dia 5 de Junho de 2012 nos deu a oportunidade de medirmos a distância entre a Terra e o Sol como foi proposto por Edmund Halley em 1716 durante um trânsito similar. A imagem composta acima mostra o trânsito fotografado por Stephen Ramsdem no Havaí (disco vermelho) e também pelo astrônomo amador no L.C. Bates Museum in Hinckley, no Maine (disco verde escuro). Essas observações fornecem a base para usar a técnica de paralaxe para se determinar a distância até o Sol. O Dr. Sten Odenwald do Goddard Space flight Center da NASA examinou as imagens e apresentou o seguinte cálculo:
Diâmetro angular de Vênus = 58 arcos de segundo (dado).
Desvio do centro para o centro de cada uma das imagens = 19 arcos de segundo
Distância de Honolulu no Havaí até Bangor no Maine = 8300 km
Paralaxe Solar = 11 arcos de segundo
Paralaxe de Vênus corrigida = 19 + 11 = 30 arcos de segundo
Distância de Vênus = (206265/30) x 8300 km = 57 milhões de Km.
Note que 1 radiano = 206265 arcos de segundo
57 milhões de km = 0.29 UA
A distância entre o Sol e a Terra é expressada em Unidades Astronômicas, onde 1 UA = 148 milhões de km.
Porém, com base nos cálculos apresentados acima, 1 UA = 197 milhões de km. É evidente pelos números que existe uma diferença entre os valores, mas considerando que nenhum equipamento usado foi calibrado e que nenhuma tecnologia adicional foi usada, podemos considerar esse um bom valor, mesmo porque está dentro da mesma ordem de grandeza.
O objetivo desse esforço de se medir a distância para o Sol com base no mais recente Trânsito de Vênus foi seguir os trabalhos feitos por Aristarchus de Samos, Edmund Halley, Friedrich Bessel e outros que foram os pioneiros em determinar as distâncias entre a Terra e o Sol e a distância das estrelas. Outro objetivo foi envolver os estudantes nessa desafiadora atividade mostrando para eles como a ciência era e continua sendo feita.
Fonte:
http://epod.usra.edu/blog/2012/08/venus-transit-and-distance-to-the-sun-from-earth.html