fbpx

O Terreno Que Imita O Cérebro Em Marte

O que você está vendo nessa imagem é um dos mistérios sem solução de Marte. A textura dessa superfície de vales e cadeias interconectadas é referida como brain terrain, ou algo como terreno com parecido com o cérebro, e pode ser encontrada nas regiões localizadas nas latitudes intermediárias do planeta Marte. Essa imagem no caso é da região conhecida como Protonilus Mensae.

A textura desse terreno pode ser diretamente relacionada com o gelo de água que localiza-se abaixo da superfície. Uma hipótese é que quando o gelo de água enterrado sublima, ou seja, passa do estado sólido, diretamente para o estado gasoso, ele forma os vales no gelo. A formação dessas feições pode ser um processo ativo que está ocorrendo vagarosamente já que a HiRISE ainda não detectou mudanças significativas nesses terrenos.

A imagem nesse post é projetada na escala de 25 cm por pixel. A imagem original tem uma escala de 29.6 cm por pixel, e o norte está na parte superior da imagem.

A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a sonda Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Crédito da imagem:

NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/the-slow-charm-of-brain-terrain

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .