O Rio Napo no Equador e no Peru Imageado Por Radar de Abertura Sintética Pelo UAVSAR

739112main_uavsar20130403-43_946-710

observatory_150105Em 17 de Março de 2013, o Uninhabited Aerial Vehicle Synthetic Aperture Radar, ou simplesmente UAVSAR, adquiriu dados de abertura sintética de radar sobre o Rio Napo no Equador e Peru. As cores na imagem acima indicam a inundação ocorrida abaixo da floresta, que é difícil de ser determinada usando sensores ópticos tradicionais. As cores vermelha e amarela indicam uma alta probabilidade , e a cor preta indica as áreas de água aberta do Rio Napo. Esses dados, que já foram transmitidos para uma equipe de campo trabalhando ao longo do Rio Napo, serão usados para guiar medidas de campo durante uma segunda observação usando o UAVSAR que aconteceu em 31 de Março de 2013. A imagem tem 14 km de largura por 9 km de comprimento e é na verdade o segmento de uma imagem maior com 200 km de comprimento. O norte na imagem acima está apontado para a parte superior direita. A resolução da imagem acima é de 6 metros. Os dados do UAVSAR como esse estão ajudando os cientistas a acessarem a efetividade de se usar o radar de abertura sintética para estudar a dinâmica da inundação desse e de outros rios em condições similares ao redor do mundo.

Fonte:

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/uavsar20130403i.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.