O Rio Escuro da Via Láctea e a Aeroluminescência São Registrados Sobre Summit County no Colorado

Dark River of the Milky Way

observatory_150105A imagem acima foi feita em Summit County no Colorado e mostra o Rio Escuro da Via Láctea de forma completa junto com a aeroluminescência, fluindo sobre o White River National Forest. A imagem acima foi feita por Daniel McVey, ele conta que estava editando fotos antigas feitas em 2012, quando se deparou com esse belo panorama. Se essa foto parecer familiar para alguns é que ela foi feita na mesma série de imagens que ele chamou de A Grande Cadeia da Via Láctea, feita no último outono.

A aeroluminescência surge quando partículas de oxigênio altas na nossa atmosfera interagem com a luz do Sol de modo que esse oxigênio para um estado excitado ou ionizado, durante o dia. Durante a noite, enquanto essas partículas retornam para o seu estado normal, elas lançam luz visível e micro ondas. O brilho verde é produzido pelos átomos de oxigênio localizados a mais de 60 milhas na atmosfera da Terra. O efeito é similar ao de colocar um adesivo que brilha no escuro sob uma lâmpada por alguns minutos e então tirá-lo da lâmpada para ver se ele brilha no escuro.

A aeroluminescência é uma assinatura de um céu realmente escuro. E essa imagem serve também para lembrar que durante os dias 5 e 12 de Abril de 2013 estaremos na International Dark Sky Week. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o evento. Esse evento é feito para lembrar sobre os efeitos da poluição luminosa e sobre como podemos de maneira simples usar a iluminação de forma responsável.

Fonte:

http://www.danielmcvey.com/2013/03/dark-river-milky-way-flows-into-white-river-national-forest-colorado-airglow/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo