O Novo Rover da NASA, o GROVER Faz Seu Primeiro Teste na Groenlândia

grover_nasa1

observatory_150105Essa é para meus amigos geofísicos, principalmente aqueles com os quais passei bastante tempo na minha graduação fazendo GPR ali no campus da USP e em outros lugares. Vejam a que nível chegou aquela ferramenta que nós usávamos sem compromisso.

O novo rover desenvolvido pela NASA começou a ser testado essa semana na plataforma de gelo da Groenlândia.

GROVER, que significa tanto Greenland Rover, como Goddard Remotely Operated Vehicle for Exploration and Research, é um robô autônomo operado por painéis solares que leva um radar de penetração de solo, ou GPR, com o objetivo de examinar as camadas da plataforma de gelo da Groenlândia. Suas descobertas ajudarão os cientistas a entenderem quanto a massiva plataforma congelada, ganha e perde gelo.

A equipe do GROVER, liderada pela geóloga Lora Koenig do Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Md, chegou ao Summit Camp, o ponto mais alto da Groenlândia, em 6 de Maio de 2013. Depois de carregar e testar o radar do rover e arrumar um pequeno problema de comunicação, a equipe começou a testar o robô no gelo, no dia 8 de Maio de 2013, enfrentando ventos de mais de 37 km/h e temperaturas de menos 30 graus Celsius.

Os testes com o GROVER continuarão até 8 de Junho de 2013. O GROVER, um protótipo, foi desenvolvido pela primeira vez em 2010 e 2011, durante um boot camp de engenharia do Goddard, antes de ser refinado e financiado pela NASA na Universidade Estadual de Boise. Essa temporada na Groenlândia servirá como teste do uso de rovers em regiões inóspitas dos polos para a coleta de dados que ajudarão os cientistas a entenderem melhor a natureza.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2506.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo