Lembram do meteoro que cruzou os céus do nordeste americano no dia 22 de Março de 2013? Se esqueceram, vamos recordar. Naquele dia, uma sexta-feira, a internet, principalmente as redes sociais foram inundadas por relatos de que um grande meteoro havia sido visto cruzando o céu do nordeste americano por volta de 8 da noite. Esse meteoro havia sido visto sobre Nova York, Washington e outras grandes cidades. Imediatamente apareceram vídeos e fotos sobre a passagem desse meteoro. Algumas fotos eram claramente falsas, não falsas por não serem de meteoros, mas sim por serem de outros meteoros. Vídeos de câmeras de segurança flagraram bem a queda desse bólido. Porém, depois de todo o estardalhaço, tudo se acalmou e é nessa hora que conseguimos separar o joio do trigo.
Pois bem, quem segue o site da American Meteor Society (http://www.amsmeteors.org/) tem o prazer de acompanhar diariamente a atividade de meteoros na atmosfera do nosso planeta. E nesse site foram publicadas imagens sensacionais e verídicas sobre o meteoro de 22 de Março de 2013.
As fotos reproduzidas nesse post foram feitas pelo biólogo e astrônomo amador Carl Fuller na região metropolitana de Nova York. Carl, instalou uma câmera astronômica no telhado de sua casa a 9 meses atrás e sempre esperou pelo momento de registrar grandes meteoros como esse. As imagens mostram uma bola de fogo cruzando os céus. Belas imagens!!
As duas imagens abaixo são imagens compiladas pela AMS. A primeira mostra um mapa com a intensidade de relatos recebidos pelo site da AMS no dia do avistamento do meteoro. Esse mapa mostra bem, por onde o meteoro passou e quantas pessoas (pelo menos qualitativamente) relataram a sua observação.
De acordo com esse mapa é possível gerar a figura abaixo. Essa figura mostra o modelo estimado para a trajetória do bólido. Esse modelo é calculado computando o ponto de intersecção de cada testemunha com todas as outras testemunhas do avistamento. Esses pontos são então inseridos num cálculo que faz a média para o ponto final e inicial do meteoro. No total foram 1233 relatos sobre a bola de fogo do dia 22 de Março de 2013.
Você não está familiarizado com a nomenclatura usada para meteoros, meteoritos, asteroides, etc.. Então veja o belo infográfico abaixo preparado pela AMS para sanar todas as suas dúvidas.
Quando o grande meteoro da Rússia de 15 de Fevereiro cruzou os céus, o mundo todo começou a olhar para cima. Mas volto a insistir, meteoros são fenômenos que acontecem na humanidade e até mesmo antes dela, ou melhor acontecem na Terra e em todo o Sistema Solar por bilhões de anos. Acompanhem o site da AMS e verão que é um fenômeno comum. Fica a minha dica, olhem para o céu ele guarda segredos e maravilhas espetaculares!!
Fonte: