fbpx

O Meteoro de 22 de Março de 2013 no Nordeste Americano – Atualizando com Fotos e a Estatística Final

meteoro_22_marco_01

observatory_150105Lembram do meteoro que cruzou os céus do nordeste americano no dia 22 de Março de 2013? Se esqueceram, vamos recordar. Naquele dia, uma sexta-feira, a internet, principalmente as redes sociais foram inundadas por relatos de que um grande meteoro havia sido visto cruzando o céu do nordeste americano por volta de 8 da noite. Esse meteoro havia sido visto sobre Nova York, Washington e outras grandes cidades. Imediatamente apareceram vídeos e fotos sobre a passagem desse meteoro. Algumas fotos eram claramente falsas, não falsas por não serem de meteoros, mas sim por serem de outros meteoros. Vídeos de câmeras de segurança flagraram bem a queda desse bólido. Porém, depois de todo o estardalhaço, tudo se acalmou e é nessa hora que conseguimos separar o joio do trigo.

Pois bem, quem segue o site da American Meteor Society (http://www.amsmeteors.org/) tem o prazer de acompanhar diariamente a atividade de meteoros na atmosfera do nosso planeta. E nesse site foram publicadas imagens sensacionais e verídicas sobre o meteoro de 22 de Março de 2013.

As fotos reproduzidas nesse post foram feitas pelo biólogo e astrônomo amador Carl Fuller na região metropolitana de Nova York. Carl, instalou uma câmera astronômica no telhado de sua casa a 9 meses atrás e sempre esperou pelo momento de registrar grandes meteoros como esse. As imagens mostram uma bola de fogo cruzando os céus. Belas imagens!!

meteoro_22_marco_02

As duas imagens abaixo são imagens compiladas pela AMS. A primeira mostra um mapa com a intensidade de relatos recebidos pelo site da AMS no dia do avistamento do meteoro. Esse mapa mostra bem, por onde o meteoro passou e quantas pessoas (pelo menos qualitativamente) relataram a sua observação.

meteoro_22_marco_03

De acordo com esse mapa é possível gerar a figura abaixo. Essa figura mostra o modelo estimado para a trajetória do bólido. Esse modelo é calculado computando o ponto de intersecção de cada testemunha com todas as outras testemunhas do avistamento. Esses pontos são então inseridos num cálculo que faz a média para o ponto final e inicial do meteoro. No total foram 1233 relatos sobre a bola de fogo do dia 22 de Março de 2013.

meteoro_22_marco_04

meteoro_22_marco_05

Você não está familiarizado com a nomenclatura usada para meteoros, meteoritos, asteroides, etc.. Então veja o belo infográfico abaixo preparado pela AMS para sanar todas as suas dúvidas.

Quando o grande meteoro da Rússia de 15 de Fevereiro cruzou os céus, o mundo todo começou a olhar para cima. Mas volto a insistir, meteoros são fenômenos que acontecem na humanidade e até mesmo antes dela, ou melhor acontecem na Terra e em todo o Sistema Solar por bilhões de anos. Acompanhem o site da AMS e verão que é um fenômeno comum. Fica a minha dica, olhem para o céu ele guarda segredos e maravilhas espetaculares!!

meteoro_22_marco_06

Fonte:

http://www.amsmeteors.org/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo