O Meteoro de 1860 por Frederic Church

Frederic Church (1826 – 1900), foi um pintor americano especialista em paisagens da Hudson River School, ele normalmente pintava o que ele via na natureza. Em 20 de Julho de 1860, ele observou uma espetacular corrente de bolas de fogo cruzando o céu noturno de Catskill, em um fenômeno extremamente raro onde a Terra cruza com asteróides que orbitam o planeta Marte. Da cidade de nova York, o poeta Walt Whitman (1819 – 1892), também escreveu sobre o evento “um meteoro enorme, claro e brilhante, passou sobre nossas cabeças”,  em seu poema Year of Meteors (1859-1860). Mas a inspiração para as palavras de Whitman estava esquecida. Sua referência astronômica tornou-se um mistério, assunto para debates acadêmicos até que na  Texas State University os físicos Donald Olson e Russel Doescher, o professor de inglês Marilynn Olson e um estudante Ava Pope, localizaram a documentação sobre o relato da data e da hora da espetacular aproximação da Terra a esses meteoros. A chave foi à conexão com a pintura relativamente pouco conhecida de Church. O trabalho quase que de astronomia forense dos pesquisadores foi publicado agora quando a pintura  e o evento astronômico que a inspirou completam 150 anos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100722.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.