No dia 21 de Março de 2013, o P-3B esperava fora de seu hangar na Base Aérea de Thule com o lençol de gelo da Groenlândia de fundo.
IceBridge, uma missão da NASA de seis anos, é a maior pesquisa aérea já feita sobre o gelo polar da Terra. O resultado dessa missão será a geração das camadas de gelo, das prateleiras de gelo em três dimensões e com detalhes nunca antes visto de regiões como o Ártico e a Antártica, além dos seus oceanos gelados. Esses voos irão fornecer anualmente, um olhar multi instrumental no comportamento das mudanças que ocorrem rapidamente nas feições congeladas da Groenlândia e da Antártica.
Os dados coletados durante a missão IceBridge ajudarão os cientistas a cobrirem o vazio deixado nas observações polares entre a missão do satélite ICE, Cloud and Land Elevation Satellite, ou ICESat da NASA, em órbita desde 2003 e o ICESat-2, planejado para ser lançado no começo de 2016. O ICESat parou de coletar dados científicos em 2009, fazendo da missão IceBridge fundamental para garantir a continuidade da série de observações já iniciadas.
A missão IceBridge usará instrumentos aerotransportados para mapear as áreas do Ártico e da Antártica uma vez por ano. A missão IceBridge está conduzindo entre os meses de Março e Maio de 2013, voos sobre a Groenlândia e entre Outubro e Novembro de 2013 conduzirá voos sobre a Antártica. Outras pesquisas aéreas menores ao redor do mundo também fazem parte da campanha da missão IceBridge.
Fonte:
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2475b.html