O Início do Dia Para o P-3B na Groenlândia Para A Missão IceBridge

736349main_icebridge_starts_cropped_946-710

observatory_150105No dia 21 de Março de 2013, o P-3B esperava fora de seu hangar na Base Aérea de Thule com o lençol de gelo da Groenlândia de fundo.

IceBridge, uma missão da NASA de seis anos, é a maior pesquisa aérea já feita sobre o gelo polar da Terra. O resultado dessa missão será a geração das camadas de gelo, das prateleiras de gelo em três dimensões e com detalhes nunca antes visto de regiões como o Ártico e a Antártica, além dos seus oceanos gelados. Esses voos irão fornecer anualmente, um olhar multi instrumental no comportamento das mudanças que ocorrem rapidamente nas feições congeladas da Groenlândia e da Antártica.

Os dados coletados durante a missão IceBridge ajudarão os cientistas a cobrirem o vazio deixado nas observações polares entre a missão do satélite ICE, Cloud and Land Elevation Satellite, ou ICESat da NASA, em órbita desde 2003 e o ICESat-2, planejado para ser lançado no começo de 2016. O ICESat parou de coletar dados científicos em 2009, fazendo da missão IceBridge fundamental para garantir a continuidade da série de observações já iniciadas.

A missão IceBridge usará instrumentos aerotransportados para mapear as áreas do Ártico e da Antártica uma vez por ano. A missão IceBridge está conduzindo entre os meses de Março e Maio de 2013, voos sobre a Groenlândia e entre Outubro e Novembro de 2013 conduzirá voos sobre a Antártica. Outras pesquisas aéreas menores ao redor do mundo também fazem parte da campanha da missão IceBridge.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2475b.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.