O Início de Uma Nova Era na Astronomia – As Obras do ELT Do ESO no Chile #MeetESO

A era dos telescópios extremamente grandes está começando — e vai revolucionar a nossa compreensão do Universo. O Extremely Large Telescope do ESO (ELT) está atualmente sendo construído no remoto deserto chileno do Atacama; este telescópio pioneiro irá coletar mais luz do que mais de 200 Telescópios Espaciais Hubble da NASA/ESA.

Como o nome sugere, estes telescópios são verdadeiramente colossais. Os maiores espelho primários — com os quais o telescópio coleta a luz — atualmente em operação em todos os observatórios do ESO, com um diâmetro de 8,2 metros, são os dos quatro Telescópios Principais que compõem o Very Large Telescope (VLT). O ELT será um gigante quando comparado com o já impressionante VLT, pois terá um enorme espelho de 39 metros de diâmetro! No entanto, construir um espelho único de qualidade científica com este tamanho é simplesmente impossível — o espelho primário do ELT terá, de fato, uma estrutura complexa de colmeia, composta por 798 espelhos hexagonais com uma dimensão de 1,4 metros cada um.

Encontrar o local ideal para tal estrutura também não foi tarefa fácil. Além das condições existentes a elevada altitude de um local seco e livre de poluição luminosa necessárias a uma astronomia bem sucedida, o ELT precisava ainda de um espaço enorme onde se pudessem colocar as suas fundações. Uma vez que um tal local não existia, foi preciso criá-lo! A complexa construção do ELT começou pelo aplanamento do topo do Cerro Armazones, no Chile, retirando-se 18 metros à sua altitude total. O local encontra-se agora coberto por uma rede de fundações — como podemos ver na imagem.

Crédito:

G. Hüdepohl/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw1844a/
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.