O IC 1590 Uma Região Repleta de Estrelas e Poeira Cósmica na Mira de Uma Baleia

Uma baleia parece nadar nessa cena cósmica repleta de estrelas e poeira.

O IC 1590 é um aglomerado aberto de estrelas localizado dentro de uma grande nuvem conhecida como NGC 281. Também chamada de Nebulosa do Pacman, devido a sua semelhança com o personagem dos jogos eletrônicos. A NGC 281 é um berçário estelar. Os astrônomos chamam a nuvem brilhante vermelha de nebulosa de emissão. As novas estrelas nascem dessa nuvem emitindo luz ultravioleta que faz com que a nebulosa ao redor brilhe. Todas as estrelas da IC 1590 foram formadas mais ou menos na mesma época e da mesma nuvem. Elas também estão ligadas pela gravidade. Eventualmente, nos próximos 10 milhões de anos , as estrelas irão se dispersar e viverão sozinhas na galáxia. Outras estrelas dentro dessa nebulosa se formarão à medida que as nuvens de gás e poeira colapsam sob sua própria gravidade. As estrelas podem estar se formando nesse momento em alguns dos agrupamentos escuros de poeira que aparecem na imagem.

O IC 1590 localiza-se a aproximadamente 10000 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação da Cassiopeia, A Rainha. A nebulosa por si só é um alvo apagado para ser visto por pequenos telescópios. Mas as três estrelas encontrada na parte superior da imagem são facilmente identificadas.

Fonte:

http://www.starrycritters.com/whale-sightings/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.