Uma vagarosa porém densa corrente de vento solar está atingindo o campo magnético da Terra e como consequência, brilhantes auroras estão sendo visíveis ao longo de parte do Círculo Ártico. Fredrik Broms, só disse uma palavra, quando observou o belo fenômeno desde a cidade de Kvaloya, na Noruega, “Wow!”. Segundo ele, na escala de esplendor, o céu foi de 0 a 100 em cinco minutos. Ele fez a foto publicada hoje no site spaceweather e aqui reproduzida no dia 1 de Dezembro de 2012.
“O céu estava claro nos últimos idas sem nenhum traço de aurora aqui no extremo norte da Terra, mas hoje a noite, tudo mudou num instante”, relatou ele. “Eu testemunhei uma das mais poderosas auroras com uma excepcional distinção entre as bandas de cor roxa e rosa graças a excitação das moléculas de nitrogênio na borda inferior. Uma maneira maravilhosa de se começar o mês de Dezembro”, acrescentou Fredrik.
Mais auroras estão sendo esperadas já que um fluxo de vento solar está penetrando a Terra. A agência NOAA estima uma chance de 20% de uma alta atividade geomagnética para os próximos dias, portanto, fiquem de olho!
Fonte: