Acima podemos ver duas imagens feitas simultaneamente com diferentes sensores do satélite Envisat e que mostram o Furacão Irene, que atingiu a costa leste americana na semana passada.
A primeira imagem em preto e branco foi feita pelo radar do Envisat, e cobre as áreas costeiras da Carolina do Norte, Virginia, Maryland e Delaware.
O radar fornece uma visão pouco comum de um furacão enquanto ele mostra a superfície rugosa do oceano através das nuvens.
No centro da imagem, um ponto escuro pode ser visto onde o olho do furacão passou sobre a região de Outer Banks na Carolina do Norte. Essa área de clima sereno no centro do furacão foi visível pelo radar, pois a água calma fornece uma superfície suave e esse tipo de superfície aparece mais escura na imagem do radar.
O padrão do furacão sobre o Oceano Atlântico é evidente: áreas brilhantes correspondem ao mar agitado enquanto as áreas mais escuras mostram o mar de águas calmas. As áreas escuras podem ser causadas também pela chuva pesada que reduz o sinal do radar.
A segunda imagem foi feita pelo instrumento MERIS do Envisat e mostra o padrão típico em espiral das nuvens que constituem um furacão.
As duas imagem foram capturadas às 12:15, hora de Brasília do dia 27 de Agosto de 2011. O Furacão Irene continuou ao longo da costa americana para o norte onde deixou dezenas de pessoas mortas e causou prejuízos de bilhões de dólares.
Fonte:
http://www.esa.int/esaEO/SEMM62VTTRG_index_0.html