O Dipolo CMB: Acelerando Através do Universo

dip_cobe_960


observatory_150105Como todos sabem a Terra não está em repouso. A Terra orbita ao redor do Sol. O Sol orbita ao redor do centro da Via Láctea. A Via Láctea orbita ao redor do Grupo Local de Galáxias. O Grupo Local cai em direção ao Aglomerado Virgo de Galáxias. Mas essas velocidades são menores do que a velocidade com a qual todos esses objetos juntos se movem com relação à radiação micro-ondas cósmica de fundo, ou CMBR. No mapa de todo o céu mostrado acima, feito a partir de dados do satélite COBE, a radiação na direção do movimento da Terra aparece desviada para o azul e então é mais quente, enquanto que a radiação na direção oposta é desviada para o vermelho e mais fria. O mapa indica que o Grupo Local se move a cerca de 600 quilômetros por segundo com relação à radiação primordial. Essa alta velocidade foi incialmente inesperada e a sua magnitude ainda não tem explicação. Por que estamos nos movendo tão rápido? O que está lá fora?

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140615.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.