O Cometa Pan-STARRS e a Galáxia de Andrômeda

panstarrsm31_pavel_1320

observatory_150105Atualmente, o cometa Pan-STARRS está passando perto e em frente à galáxia de Andrômeda. Coincidentemente, tanto o cometa como a galáxia aparecem agora com aproximadamente o mesmo tamanho angular. Fisicamente falando, mesmo apesar do cometa Pan-STARRS ser atualmente o maior objeto do Sistema Solar com uma cauda se esticando mais de 15 vezes o diâmetro do Sol, ele ainda é cerca de 70 bilhões de vezes menor que a Galáxia de Andrômeda, a M31. A imagem acima foi feita a dois dias atrás perto de Syktyvkar, na Rússia. À medida que o cometa C/2011 L4, ou o Pan-STARRS, como é conhecido, e que aparece na parte inferior esquerda, se afasta do Sol e vai se apagando, ele está retornando para a região de onde veio no norte. Quando o cometa retornará ainda é algo desconhecido, embora todos já estejam simulando a sua órbita para tentar descobrir esse retorno.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130403.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.