fbpx
23 de fevereiro de 2024

O Cometa Curiosity? MSL Parece Um Cometa Quando Seu Foguete Queima Seu Motor Impulsionando-a Para Marte


O que faz com que uma sonda se pareça com as luzes de outro mundo? Esse incrível vídeo acima feito com a técnica de time-lapse foi feito pelos astrônomos no Planetário Sir Thomas Brisbane na Austrália. A sequência mostra uma pluma derivando contra um fundo de estrelas, essa pluma, provavelmente é causada pela abertura de um dos estágios do foguete Centaur que colocou a missão do Mars Science Laboratory/Rover Curiosity em sua rota rumo ao Planeta Vermelho, após o foguete ter realizado uma de suas queimas sobre o Oceano Índico em 26 de Novembro de 2011.

Mark Rigby, curador do Bisbane Panetarium disse que ele e o fotógrafo amador Duncan Waldron, juntamente com outros membros também amador do planetário foram provavelmente as únicas pessoas a observarem essa impressionante imagem, já que eles não receberam nenhum relato de outras observações do mesmo fenômeno.

Rigby disse que eles estão sobre a Lua, ou mais alto que a Lua, a partir da observação da partida do Mars Science Laboratory, seu estágio do foguete e a pluma acima da Austrália no domingo, dia 27 de Novembro de 2011. “É realmente uma vergonha que nós não pudemos ter acordados todos  já que não tínhamos nuvens no céu”. Rigby escreveu na página do planetário no facebook: https://www.facebook.com/BrisbanePlanetarium?sk=wall .“ Mesmo não esperando ver esse tipo de espetáculo. Imaginem o sentimento se essa viagem a Marte fosse tripulada”?

Rigby viu a pluma pela primeira vez às 2:15 da manhã, hora local e disse que ela estava alongada com um comprimento de um grau parecendo com uma nuvem e facilmente visível a olho nu. Duncan Waldron também observou  o fenômeno começando por volta das 2:30 da manhã e começou a fotografá-lo até que fenômeno apagasse. Desse modo, ele conseguiu montar um vídeo único cobrindo 21 minutos até às 3 da manhã. Abaixo se pode ver uma dessas imagens feitas por Waldron. Aqui o endereço eletrônico do planetário: http://www.brisbane.qld.gov.au/facilities-recreation/sporting-leisure-facilities/sir-thomas-brisbane-planetarium/index.htm

Fonte:

http://www.universetoday.com/91332/comet-curiosity-msl-looks-like-a-comet-as-it-heads-toward-mars/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo