fbpx

O Anel de Bishop e o Espalhamento de Aerossóis

As duas fotos acima foram feitas em Praga na República Checa e mostram diferentes aparências do céu perto do disco solar, aparências essas causadas pelo espalhamento da luz por diferentes tipos de aerossóis. A foto na esquerda foi feita no dia 10 de Abril de 2011, quando uma fina camada de poeira do Saara residia sobre a Europa Central. A difração da luz do Sol, causada por pequenas partículas de poeira na atmosfera superior produziram o chamado Anel de Bishop, uma grande e colorida auréola ao redor do Sol com um anel azulado interno e um anel externo marrom. Pode-se notar que o céu tinha uma coloração esbranquiçada devido ao espalhamento da luz do Sol por essas partículas de poeira.

Na segunda foto, capturada seis dias depois, em 16 de Abril de 2011, o espalhamento molecular (Rayleigh) prevalece. Esse espalhamento é que dá a tonalidade azul ao céu claro. Nesse caso somente uma auréola apagada ao redor do Sol pode ser vista. Ambas as imagens foram feitas com a mesma configuração de câmera e na mesma hora do dia.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/11/bishops-ring-and-aerosol-scattering.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo