fbpx

O Aglomerado de Galáxias Hercules

Abell2151crawford


observatory_150105A imagem acima mostra as galáxias que pertencem ao Aglomerado Hercules, um verdadeiro arquipélago de ilhas do universo, a meros 500 milhões de anos-luz de distância da Terra. Também conhecido como Abell 2151, esse aglomerado está carregado com gás e poeira, galáxias espirais formadoras de estrelas, mas possui poucas galáxias espirais, que não possuem gás e poeira e nem estrelas recém-nascidas associadas. As cores, nessa impressionante imagem profunda composta claramente mostra as galáxias com formação de estrelas com uma tonalidade azul e as galáxias com populações estelares mais velhas com uma tonalidade amarelada. A nítida imagem se espalha por cerca de ¾ de graus através do centro do aglomerado, correspondendo a mais de 6 milhões de anos-luz na distância estimada do aglomerado. Spikes de difração ao redor das estrelas mais brilhantes na nossa própria Via Láctea são produzidos pelos suportes do espelho do telescópio. Nessa imagem cósmica muitas galáxias parecem estar se colidindo ou se fundindo enquanto outras parecem distorcida, uma clara evidência que aglomerados de galáxias normalmente são ambientes de interação. De fato, o Aglomerado Hercules, pode ser visto como o resultado de fusões que ainda acontecem de aglomerados de galáxias menores e acredita-se que ele seja similar aos jovens aglomerados de galáxias no universo inicial muito mais distante.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140625.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.