O Aglomerado de Galáxias de Virgo

Essa imagem profunda do Aglomerado de Galáxias de Virgo compreende aproximadamente entre 1300 a 2000 galáxias membros, formando o coração do maior Superaglomerado Local de galáxias, do qual o Grupo Local é um dos membros. A imagem mostra a luz difusa entre as galáxias pertencentes ao aglomerado. O norte na imagem está para cima, e o leste para a esquerda. O pontos negro indicam regiões onde o brilho das estrelas localizadas num primeiro plano foram removidas da imagem. A gigantesca galáxias elíptica, Messier 87 é a maior galáxia que aparece na imagem (na parte inferior esquerda).

O aglomerado contém uma mistura de galáxias espirais e elípticas, que são mais concentradas do que as espirais. A imagem abaixo mostra grande halos incomuns para as galáxias mais brilhantes, bem como uma incomum corrente de estrelas apagadas conectando as galáxias desse aglomerado que pareciam anteriormente não relacionadas. A imagem permite melhor reconstruir o último bilhão de anos do gigantesco aglomerado além de trazer conhecimento sobre a dinâmica dos aglomerados de galáxia em geral.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/03/image-of-the-day-the-virgo-cluster-beyond-awe.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.