As Nuvens de Neve de Efeito de Lago

Ver as chamadas nuvens de efeito de lago como essas mostradas na imagem acima não é tão incomum no final do outono, inverno ou mesmo no começo da primavera na parte oeste de Nova York, ou em outras áreas na costa americana dos Grandes Lagos. As nuvens de efeito de lago se formam quanto o ar frio se move através do lago mais quente. O lago então transfere calor e vapor d’água para a massa de ar fria. Se essa massa de ar estiver suficientemente fria, o resultado é a formação da neve de efeito de lago. O Lago Erie normalmente se congela no final do inverno desligando assim a máquina que gera a neve de efeito de lago. Com o clima esquentando e consequentemente nas datas finais em que o lago se congela, as condições postulam que a neve de efeito de lago irá aumentar.  Contudo esse não foi o caso do último inverno quando o Lago Erie passou quase toda a estação livre do gelo. Muitas estações de observação na parte oeste de Nova York registaram esse como sendo o inverno de menor registro de neve. A foto acima foi feita no dia 11 de Dezembro de 2009.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/lake-effect-snow-clouds.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.