Nuvens do Tipo Pileus São Fotografadas Na Parte Central do Estado de Nova York

A imagem acima mostra o que parece ser um chapéu numa nuvem que apareceu depois que uma série de tempestades passaram pela parte central do estado de Nova York em Agosto de 2011. O Sol estava baixo no horizonte oeste e isso fez que destacasse a nuvem em forma de chapeú brilhando sobre a nuvem cumulonimbus. Esse tipo de nuvem recebe o nome de nuvem pileus e pode se formar à medida que as nuvens cumulus crescem e sobem rapidamente a uma velocidade de cerca de 12 metros por segundo ou até mesmo mais rápido. Quando essas nuvens fazem esse movimento ascendente elas forçam a massa de ar que se encontra a sua frente. Quando o ar se aproxima das nuvens convectivas perto da saturação, uma levantada adicional proveniente de correntes rápidas de ar ascendente fazem com que a coluna de ar se torne perfeitamente saturada. O resultado de tudo isso é a formação de uma nuvem arredondada e suavizada que cobre as nuvens abaixo dela como se fosse um chapéu. A foto acima foi feita no dia 12 de Agosto de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/03/summer-pileus-cloud-over-central-new-york-state.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.