Nuvens de Gelo de Água em Marte Mostradas em Imagens Infravermelha e Colorida

Essa imagem mostra duas representações da mesma imagem infravermelha feita da região de Elysium em Marte. Na esquerda, está a imagem em escala de cinza que mostra a temperatura da superfície, e na direita está a imagem em falsa cor composta de três bandas individuais do THEMIS. A imagem em falsa cor é colorida usando uma técnica chamada de DCS “decorrelation stretch”, que enfatiza as diferenças espectrais entre as bandas para destacar as variações composicionais.

A área em azul claro no centro da imagem é um belo exemplo de uma nuvem de gelo de água. Gelo de água é frequentemente presente na atmosfera de Marte como uma fina névoa. Nuvens como essa são difíceis de serem identificadas em imagens de temperatura, mas são fáceis de serem vistas em imagens tratadas via DCS. Nesse caso, o gelo de água está relativamente confinado e concentrado o que pode ser devido a topografia da construção vulcânica da região de Elysium.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20040809a

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo