Nuvens Brilhantes Noturnas São Fotografadas Sobre a Escócia

nlc_escocia

observatory_150105A foto acima mostra uma espetacular aparição de nuvens noctilucentes, as NLC, também conhecidas como nuvens brilhantes noturnas, e foi feita desde Hopeman, em Moray, na Escócia no dia 30 de Maio de 2013. As NLCs se formam na mesosfera a uma altura aproximada de 80 km. Essas nuvens extremamente tênues são compostas de gelo de água. O processo de formação das NLCs começa quando o vapor de água se condensa ao redor de partículas menores, possivelmente de origem meteórica, na atmosfera superior. A incerteza está em de onde vem a água – uma possibilidade é da dissociação do metano pela radiação ultravioleta solar.

As NLCs só podem ser vistas sob condições muito específicas. A temperatura na mesosfera precisa estar baixa o suficiente para as nuvens se formarem, ao redor de -120 graus Celsius. Nessa altitude a temperatura, é contraditoriamente, menor nos meses de inverno. Além disso, as nuvens precisam ser iluminadas pelo Sol com um ângulo apropriado. Isso acontece quando o Sol está entre 6 e 16 graus abaixo do horizonte. Os residentes nas latitudes temperadas do norte podem observar as nuvens NLCs desde o final de Maio até meados de Agosto. A melhor época de ocorrências dessas é nos meses de Junho e Julho.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/07/noctilucent-clouds-over-scotland.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo