fbpx

NGC 3384 – Uma Galáxia Elíptica Peculiar Registrada Pelo Hubble

A imagem acima mostra a NGC 3384, pelas suas características, ela é chamada de galáxia elíptica. Essas galáxias brilham de forma difusa, têm uma forma arredondada, apresentam poucas feições, e raramente mostram sinais de formação de estrelas. Elas são, na verdade, dominadas por estrelas velhas e avermelhadas. Isso faz com que elas se diferenciem bem das galáxias espirais, como a nossa galáxia, que possui uma significante população de estrelas jovens e azuis, dispostas em braços espirais ao redor de um centro brilhante.

Contudo, a NGC 3384, também apresenta pistas de estruturas de disco em direção ao seu centro, que acaba formando uma barra central de estrelas que corta o seu centro. Muitas galáxias espirais também apresentam essa barra, como é o caso da Via Láctea. As barras galácticas afunilam o material através e ao redor do centro galáctico, ajudando a manter e alimentar as atividades e processos que ali ocorrem.

A NGC 3384 está localizada a aproximadamente 35 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Leão. Essa imagem foi feita usando a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, B. Lehmer et al.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1919a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo