NGC 3132: A Nebulosa Do Anel Do Sul

É uma estrela apagada, não a estrela brilhante próximo do centro da NGC 3132 que criou essas estranha mas bela nebulosa planetária. Chamada de Nebulosa Eight-Burst e Nebulosa do Anel do Sul, o gás brilhante que a forma se originou nas camadas externas de uma estrela parecida com o Sol. Nessa foto colorida, a piscina quente e azul de luz vista ao redor desse sistema binário é energizada pela superfície quente da estrela apagada. Embora as nebulosas planetárias sejam fotografadas com o intuito de se explorar a sua incomum simetria, são as assimetrias que fazem essa nebulosa planetária tão intrigante. Nem a forma incomum da concha mais fria ao redor, nem a estrutura e colocação das linhas de poeira fria em forma de filamentos que cruzam a NGC 3132 são feições bem entendidas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110626.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.