Essa aí é a NGC 1614, uma galáxia que tem uma forma excêntrica e é repleta de atividade. A galáxia está localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Eridanus. A bela imagem mostrada aqui nesse post foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble.
A NGC 1614 é o resultado de uma fusão galáctica que aconteceu no passado e que deu a ela essa aparência peculiar. A colisão cósmica também levou a um turbulento fluxo de gás interestelar saindo da menor das duas galáxias que se fundiram e que acabou desenvolvendo o núcleo da maior delas resultando então numa grande atividade de formação de estrelas que começou no núcleo e vagarosamente se espalhou através de toda a galáxia.
Devido ao seu passado turbulento, e à sua aparência atual, os astrônomos classificam a NGC 164 como uma galáxia peculiar, uma galáxia de formação de estrelas, e uma galáxia luminosa no infravermelho. Galáxias luminosas no infravermelho estão entre os objetos mais luminosos no Universo Local, e a NGC 1614, de fato, é a segunda galáxia mais luminosa num raio de 250 milhões de anos-luz.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, A. Adamo
Fonte:
[https://spacetelescope.org/images/potw2032a/]