NGC 1614 – A Segunda Galáxia Mais Luminosa No Universo Local

Essa aí é a NGC 1614, uma galáxia que tem uma forma excêntrica e é repleta de atividade. A galáxia está localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Eridanus. A bela imagem mostrada aqui nesse post foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

A NGC 1614 é o resultado de uma fusão galáctica que aconteceu no passado e que deu a ela essa aparência peculiar. A colisão cósmica também levou a um turbulento fluxo de gás interestelar saindo da menor das duas galáxias que se fundiram e que acabou desenvolvendo o núcleo da maior delas resultando então numa grande atividade de formação de estrelas que começou no núcleo e vagarosamente se espalhou através de toda a galáxia.

Devido ao seu passado turbulento, e à sua aparência atual, os astrônomos classificam a NGC 164 como uma galáxia peculiar, uma galáxia de formação de estrelas, e uma galáxia luminosa no infravermelho. Galáxias luminosas no infravermelho estão entre os objetos mais luminosos no Universo Local, e a NGC 1614, de fato, é a segunda galáxia mais luminosa num raio de 250 milhões de anos-luz.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Adamo

Fonte:

[https://spacetelescope.org/images/potw2032a/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.