A NASA tem detectado centenas de novos planetas fora do sistema solar, muitos deles similares com a Terra, uma descoberta que tem renovado a possibilidade de se encontrar algum tipo de vida extraterrestre.
Seis semanas de dados coletados pela agência usando uma de suas sondas, o Kepler, revelaram cinco novos sistemas solares dentro da Via Láctea contendo 700 corpos que poderiam ser novos planetas.
Os cientistas dizem que 140 desses corpos são considerados “Parecidos com a Terra”, significando que sua composição poderia suportar o desenvolvimento de formas simples de vida.
Ainda, não significa que exista vida lá e não significa que exista atmosfera ou água, explica Paul Delaney, professor de astronomia da Universidade de York.
“Isso significa que nós temos objetos agora que são muito mais parecidos com a Terra do que o que encontramos até hoje”, completa o pesquisador.
Até o anúncio da NASA, 450 planetas haviam sido descobertos fora do sistema solar nos último 15 anos. A maioria desses planetas são completamente inóspitos para a vida, com temperaturas na superfícies que chegam aos milhares de graus Celsius.
A descoberta deixou os cientistas ávidos por mais informações sobre os novos corpos, mas Delaney disse que qualquer fato futuro sobre eles terão que ser descobertos a distância.
“Você não pode estudar esses corpos com sondas – o mais próximo deles está a dezenas de anos-luz de distância e alguns estão literalmente a milhares de anos-luz de distância”, explicou ele. “Eles estão muito além da nossa capacidade tecnológica para que sejam visitados pessoalmente”.
Tecnologias modernas como a sonda Kepler devem fornecer a oportunidade de examinar esses planetas. “A sonda Kepler nos dá algo para observar, nós estamos observando eles em grande detalhe”.
A sonda Kepler foi lançada em Abril de 2009, mas somente alcançou a posição de onde é capaz de explorar o espaço em Junho.
A sonda examina corpos na Via Láctea através de um telescópio que inclui uma câmera de 95 megapixel de resolução.
Fonte:
http://www.ctv.ca/CTVNews/SciTech/20100726/nasa-new-planets-100726/