Não!!! O Perseverance Não Fotografou Um Arco-Íris Em Marte!!!

A NASA está dando um verdadeiro show com as imagens que o Perseverance está fazendo da superfície do planeta Marte. Uma das mais recentes foi a imagem feita pelo rover mostrando o pequeno helicóptero Ingenuity no solo da Cratera Jezero. O problema é que a imagem assim que publicada causou um certo alvoroço, pois no lado esquerdo dela aparece um arco e muitos pensaram que o rover havia registrado um arco-íris em Marte. A explicação você vai ver aqui nesse post.

Antes da explicação vamos falar do Ingenuity um pouco, ele está com o seu voo programado para acontecer em 11 de abril de 2021 de acordo com a NASA, e o objetivo dele é bem claro de acordo com a agência espacial, ele é uma demonstração de tecnologia, seu objetivo é mostrar que é possível voar na tênue atmosfera marciana. Para o primeiro voo, que deve acontecer no dia 11 de abril, o helicóptero vai subir poucos metros acima do solo marciano, talvez uns 5 metros somente pairar no ar por uns 20 a 30 segundos e então pousar. Embora para alguns isso possa não parecer nada, na verdade é algo surpreendente, pois vamos fazer o primeiro voo motorizado em outro planeta. Se tudo correr bem com esse primeiro teste, então vamos para outras tentativas, voando mais alto, por mais tempo e percorrendo alguma distância.

Vamos voltar para a imagem agora, feita pelo Perseverance mostrando o Ingenuity em solo marciano. Muitas pessoas falaram que é um arco-íris. Algumas outras pessoas falaram que esse estranho arco era causado por cristais de gelo nas altas nuvens de Marte. Alguns chegaram a comentar que era algum artefato no campo de visão da câmera. Pois bem, arco-íris foi logo descartado, pois, não existe chuva em Marte, e um tipo de neve existe em regiões próximas aos polos.

A explicação então é que não é arco-íris, mas esse arco observado na imagem seria apenas uma reflexão interna na lente da câmera. Esse é um tipo de lens flare, que observamos muito quando tentamos fazer determinadas imagens aqui na Terra. Quando o rover fez a imagem, ele estava a norte do helicóptero, eram praticamente 14:00 no horário local marciano e a sua câmera estava apontando para o sul, esse é um tipo de condição especial para que a luz do Sol seja refletida nos componentes ópticos internos da câmera e crie esse efeito de arco ou flare, observado na imagem.

Então fiquem bem, nada de arco-íris em Marte.

Fonte:

https://www.forbes.com/sites/marshallshepherd/2021/04/05/nasa-image-of-ingenuity-did-not-capture-a-martian-rainbowheres-an-explanation/?sh=edde3356ef59

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.