Essa formação de montes de coloração clara no interior da região de Ganges Chasma tem tomado sua forma devido a dois processos erosionais: deslizamentos de terra e vento.
Os lados mais íngremes desses montes mostram uma forma de vala que é um indicativo de movimentos de massa que desceram o talude e falhas de escorregamento (pequenos deslizamentos). A parte superior do maior monte central e outras áreas dos montes mostram uma forma fluida de rochas cavadas através das eras pelo trabalho dos ventos.
É também possível ver o padrão de dunas escuras que alinham o interior da região Ganges Chasma à medida que interagem com os montes, mostrando um tipo de zona de exclusão parabólica ao longo dos montes localizados na parte terminal leste, indicando que a direção predominante do vento era para o oeste.
Esses montes são muitos similares à formação muito maior conhecida como Ganges Mensa localizada na parte mais a oeste de Ganges Chasma. Esses afloramentos podem de fato serem um remanescente erosional de uma formação rochosa que preenchia toda a chasma, com a Ganges Mensa sendo a maior remanescente e os outros montes sendo somente como pontos esparsos.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_017173_1715