Montes na Região de Ganges Chasma em Marte

Essa formação de montes de coloração clara no interior da região de Ganges Chasma tem tomado sua forma devido a dois processos erosionais: deslizamentos de terra e vento.

Os lados mais íngremes desses montes mostram uma forma de vala que é um indicativo de movimentos de massa que desceram o talude e falhas de escorregamento (pequenos deslizamentos). A parte superior do maior monte central e outras áreas dos montes mostram uma forma fluida de rochas cavadas através das eras pelo trabalho dos ventos.

É também possível ver o padrão de dunas escuras que alinham o interior da região Ganges Chasma à medida que interagem com os montes, mostrando um tipo de zona de exclusão parabólica ao longo dos montes localizados na parte terminal leste, indicando que a direção predominante do vento era para o oeste.

Esses montes são muitos similares à formação muito maior conhecida como Ganges Mensa localizada na parte mais a oeste de Ganges Chasma. Esses afloramentos podem de fato serem um remanescente erosional de uma formação rochosa que preenchia toda a chasma, com a Ganges Mensa sendo a maior remanescente e os outros montes sendo somente como pontos esparsos.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_017173_1715

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo