Missão da NASA Nas Ilhas Marshall Cria Nuvens de Vapor Vermelhas e Brancas Para Estudar a Ionosfera

747229main_sounding_rockets_cropped_946-710

observatory_150105Nuvens de vapor brancas e vermelhas preenchem os céus sobre as Ilhas Marshall como parte do Equatorial Vortex Experiment (EVEX) da NASA. A nuvem vermelha foi formada pelo lançamento do vapor de lítio e a nuvem traçante branca foi formada pelo lançamento do trimetil alumínio (TMA). Essas nuvens permitem que os cientistas em solo a partir de vários locais nas Ilhas Marshall possam observar os ventos neutros na ionosfera.

O EVEX foi conduzido com sucesso durante as primeiras horas da manhã do dia 7 de Maio de 2013 desde Roi Namur, na República das Ilhas Marshall. Um foguete da NASA Terrier-Oriole foi lançado às 3:39 a.m. EDT e foi seguido pelo lançamento de um Terrier-Improved Malemute 90 segundos depois. Indicações preliminares são de que ambos os foguetes lançaram suas nuvens de vapor de lítio e de trimetil alumínio, que foram observadas de vários locais na área, e todos os instrumentos científicos nos foguetes trabalharam como planejado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2504.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo