Na semana passada, fomos surpreendidos pela notícia de que os astrônomos descobriram uma galáxia onde se tem uma grande deficiência de matéria escura.

Isso caiu como uma bomba, pois como sabemos a matéria escura corresponde a cerca de 27% de toda a massa do universo, e nas galáxias a matéria escura tem um papel fundamental.

De maneira bem simples, a matéria escura funciona como uma cola invisível que mantém, por exemplo, as galáxias como um objeto coeso, sem ela provavelmente, as estrelas numa galáxia como a Via Láctea, sairiam voando por aí, à medida que a nossa galáxia gira.

Embora tenha tudo isso com relação à matéria escura, é muito complicado estudá-la.

Uma das melhores maneiras de se estudar a matéria escura é observando aglomerados de galáxias.

E a cerca de 3 anos atrás um grupo de astrônomos estudando o aglomerado de galáxias Abell 3827 localizado a cerca de 1.3 bilhão de anos-luz de distância da Terra fizeram uma bela descoberta, tinham detectado a matéria escura de forma separada das galáxias.

A partir daí eles pensaram que iriam começar a entender a matéria escura.

Mas o universo companheiro, não liga para você, quando você tá quase lá, ele vem e te dá uma rasteira.

Na verdade, é a ciência que evolui, a tecnologia e os métodos de análise de dados.

Recentemente um grupo de astrônomos resolveu investigar esse mesmo aglomerado de galáxias usando o ALMA.

Com o poder de resolução do ALMA e com todas a sua sensibilidade, os astrônomos notaram que a matéria escura não está separada não, ela se mantém indefinida, misturada com as galáxias e ela continua interagindo talvez muito pouco somente com a gravidade.

Um dos astrônomos disse o quanto é frustrante trabalhar com a matéria escura, mas ele completou, isso é a ciência, quando os dados melhoram, as conclusões podem mudar.

Óbvio que a pesquisa pela matéria escura irá continuar, os astrônomos irão investigar centenas de aglomerados de galáxias tentando encontrar alguma pista.

Enquanto isso seguimos, tomando rasteira do universo.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-04-dark-interactive.html

Artigos:

https://arxiv.org/pdf/1708.04245.pdf

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

https://www.padrim.com.br/spacetoday

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

https://apoia.se/spacetoday

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================