fbpx
22 de novembro de 2024

Sonda Dawn Registra Marcas De Materiais Ejetados na Superfície do Asteroide Vesta

Essa imagem feita pela câmera de enquadramento da sonda Dawn mostra muitas ondulações lineares e sinuosas cruzando a superfície do asteroide Vesta. Essas ondulações têm menos de 1 quilômetro de largura. Elas foram criadas quando grandes pedaços de detritos, que foram ejetados quando o material vindo do espaço atingiu o Vesta, arranhando e polindo a superfície. As grandes depressões circulares nessa imagem são crateras antigas e altamente degradadas que possuem os seus anéis quase que invisíveis. Essas crateras altamente degradadas foram quase que totalmente preenchidas por um material chamado de regolito. O regolito consiste de numerosas pequenas partículas que foram depositadas ou criadas por vários impactos que atingiram o Vesta.

Essa imagem está localizada no Quadrante Gegania do Vesta e o centro da imagem está em 10.8 graus de latitude norte, e 10.5 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento e com seu filtro limpo no dia 13 de Dezembro de 2011. A distância entre a sonda e a superfície do asteroide era de 189 quilômetros no momento da imagem e a resolução da imagem é de 18 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase LAMO, Low Altitude Mapping Orbit, da missão da sonda Dawn na órbita do Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120210

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo