fbpx

Mais Uma Imagem da Imensidão do Universo

O pequeno satélite de Saturno Prometheus, causa distúrbio nas partículas de gelo do Anel F de Saturno, esse efeito pode ser visto nessa imagem feita pela sonda Cassini em 21 de Agosto de 2009. O satélite e o anel possuem órbitas ecêntricas, ou seja, o satélite cruza a todo o instante o anel a medida que viaja ao redor de Saturno. A força gravitacional do satélite perturba as partículas de gelo na borda do Anel F.

A habilidade do satélite Prometheus de atrair material do Anel F de Saturno foi teorizado primeiramente no final dos anos 90 e imageado pela primeira vez pela Cassini em 2004. Porém, devido ao fato dos chamados “conjunto de canais”  ser constantemente desviados a medida que o satélite e o anel F se movem, esse anel nunca tinha sido observado novamente com tal efeito. A força gravitacional dos outros satélites de Saturno, também criam ondas nas bordas, mas nada é tão extremo e tão marcante quanto os conjuntos de canais gerados pelo satélite Prometheus.

PIA11631-br500

(Fonte: http://saturn.jpl.nasa.gov/news/cassinifeatures/feature20091125/)

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .