Lua Cheia – Galeria de Imagens Parte I

Hoje vou reproduzir algumas fotos maravilhosas tiradas do livro Full Moon, um trabalho de qualidade realmente superior.

Essa primeira imagem mostra uma metade da Lua como foi vista desde o módulo de comendo da Apollo 15 em seu caminho de volta para a Terra. Vários exemplos das vastas planícies vulcânicas escuras conhecidas como mares são vistas nessa foto feita por Alfred Worden. No sentido contrário ao relógio podemos observar, o Mar da Serenidade, o Mar da Tranquilidade, o Mar da Fertilidade e o Mar das Crises.

Essa segunda imagem mostra o Oceano das Tempestades no topo com o Mar do Conhecimento na parte de baixo da imagem. Uma região elevada e rugosa conhecida como Montanhas Riphaeus divide as duas regiões. Essa região é alta o suficiente para ter sobrevivido ao derramamento de lava que preencheu o mar e o oceano aqui observados. A Cratera Euclides pode ser vista no canto superior esquerdo da imagem. Essa foto foi feita por Kenneth Mattingly a bordo da Apollo 16, enquanto orbitava a Lua.

Essa terceira imagem mostra a Cratera Krieger com 12 milhas de diâmetro vista desde a janela do módulo de comando Endeavor da Apollo 15 a uma altura de 66 milhas.

Essa quarta imagem é mito famosa e mostra a Terra nascendo na Lua, uma imagem pela primeira vez vista por um ser humano. Essa foto foi feita por William anders a bordo da Apollo 8. ele fez essa foto apontando a câmera na direção sudoeste da cratera Gibbs de uma altitude orbital de 70 milhas. Por anos, o comandante Frank Borman clamou pela autoria da foto, mas gravações de conversas entre os astronautas no interior do módulo revelaram que tanto essa foto como a versão mais famosa e colorida dessa imagem foram feitas por Anders.

Fonte:

Livro Full Moon

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo