fbpx

Local de Pouso do Curiosity e o Próprio Rover São Observados Pela Câmera HiRISE Em Cores Exageradas

Essa imagem de cor melhorada do rover Curiosity da NASA na superfície de Marte foi feita pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA enquanto o satélite passava sobre o local de pouso do rover. As cores foram melhoradas para mostrar as sutis variações de cores perto do rover, quer resultam de diferentes tipos de materiais.

O padrão gerado pelos foguetes do estágio de descida ao redor do rover é claramente visível com uma cor azulada, embora a cor real seja acinzentada.

O rover Curiosity pousou dentro da Cratera Gale, uma porção da qual é mostrada na imagem acima. A montanha no centro da cratera, chamada de Mount Sharp, está localizada fora do frame a sudeste. O norte na imagem está para cima.

Essa imagem foi adquirida num ângulo de 30 graus do ângulo reto com a superfície com a câmera apontada para oeste. Outra imagem olhando mais diretamente para baixa será adquirida em cinco dias completando assim um par estereográfico juntamente com a imagem acima.

A escala da imagem acima é de aproximadamente 31 centímetros por pixel.

A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE do módulo orbital, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato, administra o Projeto Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Directorate da NASA, em Washington. A empresa Lockheed Martin Space Systems em Denver construiu a nave.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16057.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .