Mosaico de Mercúrio e a Missão Mariner 10

Vamos então começar pelo começo. Mercúrio, o primeiro planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol.

Mosaico de Mercúrio 321-687

Esse foto mosaico do planeta Mercúrio foi montado a partir de fotos individuais de alta resolução obtidas pela Mariner 10 pouco tempo depois de realizar sua mais próxima aproximação do planeta em 1974. A terminação, a linha de sombra entre o dia e a noite está à direita e o limbo do planeta à esquerda. O Sol está brilhando da esquerda e a terminação está a aproximadamente 100 graus de longitude oeste. O equador do planeta está a aproximadamente dois terços do caminho até o topo no disco de Mercúrio. A Cratera Kupier (denominada em homenagem ao astrônomo Gerard P. Kupier) pode ser vista um pouco acima do centro do lado iluminado do planeta. A paisagem é dominada por grandes crateras e bacias com grandes planícies entre as crateras. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e por isso sofre com as altas temperaturas. Mercúrio não tem uma atmosfera notável.

__________________________________________________________________________________

Destaques da Missão Mariner 10

A Mariner 10 foi a primeira missão planetária a usar o fenômeno da assistência gravitacional – usara a gravidade de um corpo celeste para mudar a velocidade e a trajetória da sonda para atingir um segundo corpo celeste. A Mariner 10 foi lançada do Centro Espacial Kennedy em 3 de Novembro de 1973. Sua maior aproximação de Vênus – 5310 km – ocorreu em 5 de Fevereiro de 1974. A Mariner 10 encontrou Mercúrio pela primeira vez em 9 de Março de 1974. Os cientistas do projeto e os engenheiros tornaram concreta a possibilidade da Mariner 10 passar por Mercúrio mais duas vezes. O segundo encontro com Mercúrio ocorreu em 21 de Setembro de 1974 e o terceiro encontro em 16 de Março de 1974. A Mariner 10 tirou mais de 7000 fotos de Vênus, Mercúrio, Terra e da Lua.

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.