Relíquias da NASA

Como já falei aqui neste blog mais de uma vez, sempre desde muito novo fui aficionado por astronomia, espaço e tudo que envolve essa fascinante área do conhecimento. Nos idos de 1990, quando a internet  era algo inimaginável, ter uma foto de qualquer objeto celeste era algo muito complicado, ou você mesmo tirava a foto, ou você comprava as revistas especializadas e lá se deliciava, ou ia a algum museu, ou entidade e comprava nas respectivas lojas. Porém, eu encontrei outro caminho. Com a cara e com a coragem escrevi para a NASA uma carta despretensiosa, pensei que eles nunca iam abrir a carta. Mas qual não foi minha surpresa depois de meses receber na minha casa no interior de Minas Gerais um pacote da NASA. Ao abrir o pacote veio a surpresa maior, uma coleção de fotos e imagens do sistema solar e da nossa galáxia. Fotos de missões que deixaram saudades, como a Mariner, a Viking, a Voyager entre outras.

Hoje parece algo sem sentido, pois basta um clique que em segundos você terá na sua frente as melhores imagens obtidas pelos maiores e melhores telescópios do mundo, em alta resolução, com legenda, no formato que desejar, porém com um pouco de saudosismo no coração, como aquelas pessoas que não abandonam o vinil, essas fotos têm um prazer especial. Pegá-las na mão, ler o que se fala de cada uma, é até hoje uma sensação incrível.

Por esse motivo e por outros resolvi inaugurar nesse blog uma nova seção, ou melhor, uma nova página, que irá se chamar Relíquias da NASA. Minha idéia é dividir com vocês essas imagens. Elas não possuem nada de extraordinário no que diz respeito à resolução e inovação, mas são a marca de um tempo em que conseguir notícias, fatos, imagens e tudo relativo à ciência era muito complicado.

Espero que gostem e que entendam esse meu momento saudosista. Boa diversão e informação a todos vocês.

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.