JAMES WEBB OBSERVA E REVELA DETALHES INÉDITOS DA SUPERNOVA 1987 A

VEM FAZER PÓS-GRADUAÇÃO COM O SPACE TODAY: https://academyspace.com.br/ O Telescópio Espacial James Webb da NASA iniciou o estudo de uma das supernovas mais renomadas, SN 1987A (Supernova 1987A). Localizado a 168.000 anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, o…

VEM FAZER PÓS-GRADUAÇÃO COM O SPACE TODAY:

O Telescópio Espacial James Webb da NASA iniciou o estudo de uma das supernovas mais renomadas, SN 1987A (Supernova 1987A). Localizado a 168.000 anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, o SN 1987A tem sido alvo de observações intensas em comprimentos de onda que vão dos raios gama ao rádio há quase 40 anos, desde a sua descoberta em fevereiro de 1987. Novas observações feitas pelo NIRCam (Near-Cam) de Webb (Near- Câmara Infravermelha) fornecem uma pista crucial para a nossa compreensão de como uma supernova se desenvolve ao longo do tempo para moldar o seu remanescente.

Esta imagem revela uma estrutura central como um buraco de fechadura. Este centro está repleto de gás e poeira aglomerados ejetados pela explosão da supernova. A poeira é tão densa que mesmo a luz infravermelha próxima que Webb detecta não consegue penetrá-la, formando o “buraco” escuro no buraco da fechadura.

Um anel equatorial brilhante envolve o buraco da fechadura interno, formando uma faixa ao redor da cintura que conecta dois braços fracos de anéis externos em forma de ampulheta. O anel equatorial, formado a partir de material ejetado dezenas de milhares de anos antes da explosão da supernova, contém pontos quentes brilhantes, que apareceram quando a onda de choque da supernova atingiu o anel . Agora são encontradas manchas mesmo fora do anel, com emissão difusa ao seu redor. Estes são os locais onde os choques de supernova atingem mais material exterior.

Embora estas estruturas tenham sido observadas em vários graus pelos Telescópios Espaciais Hubble e Spitzer da NASA e pelo Observatório de Raios-X Chandra, a sensibilidade e resolução espacial incomparáveis ​​de Webb revelaram uma nova característica neste remanescente de supernova – pequenas estruturas semelhantes a crescentes. Acredita-se que esses crescentes façam parte das camadas externas de gás expelidas pela explosão da supernova. Seu brilho pode ser uma indicação de brilho dos membros, um fenômeno óptico que resulta da visualização do material em expansão em três dimensões. Por outras palavras, o nosso ângulo de visão faz parecer que há mais material nestes dois crescentes do que realmente pode haver.

A alta resolução dessas imagens também merece destaque. Antes de Webb, o agora aposentado telescópio Spitzer observou esta supernova no infravermelho durante toda a sua vida, produzindo dados importantes sobre como as suas emissões evoluíram ao longo do tempo. No entanto, nunca foi possível observar a supernova com tanta clareza e detalhe.

Apesar das décadas de estudo desde a descoberta inicial da supernova, existem vários mistérios que permanecem, particularmente em torno da estrela de neutrões que deveria ter sido formada no rescaldo da explosão da supernova. Tal como o Spitzer, Webb continuará a observar a supernova ao longo do tempo. Seus instrumentos NIRSpec (Near-Infrared Spectrograph) e MIRI (Mid-Infrared Instrument) oferecerão aos astrônomos a capacidade de capturar novos dados infravermelhos de alta fidelidade ao longo do tempo e obter novos insights sobre as estruturas crescentes recém-identificadas. Além disso, Webb continuará a colaborar com o Hubble, Chandra e outros observatórios para fornecer novos insights sobre o passado e o futuro desta lendária supernova.

FONTE:

#SPACE #JAMESWEBB #UNIVERSE