PASSE NA SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:
Vamos com notícias dele, o nosso querido e tão esperado James Webb.
A Northrop Grumman e a NASA publicaram hoje um release sobre mais um passo importante a caminho do lançamento do telescópio espacial em 31 de outubro de 2021.
Os técnicos, depois do telescópio ter encerrado os seus testes ambientais, abriram o escudo de calor do James Webb, na configuração que ele será usado no espaço.
O escudo de calor do James Webb é uma das partes mais importantes do telescópio espacial, pois irá proteger o telescópio do calor vindo da Terra, da Lua e do Sol.
Como ele é um telescópio que vai operar no infravermelho ele precisa se manter frio o suficiente para que as observações sejam realizadas de forma eficiente.
Para isso, foi desenvolvido um escudo de calor que tem o tamanho de uma quadra de tênis e é constituído de cinco folhas ultra finas, membranas de kapton.
Os técnicos já tentaram abrir o escudo de calor algumas vezes e nunca tiveram sucesso, sempre rasgava uma parte, ou dava outro problema.
Abrir o escudo totalmente é algo extremamente complexo, é preciso planejamento, determinação, paciência e comunicação.
Durante o teste os engenheiros enviaram uma série de comandos para o telescópio que ativou 139 atuadores, 8 motores e milhares de outros componentes para então abrir e esticar as cinco membranas do escudo de calor até a sua forma final.
Um desafio a mais aqui na Terra, é a gravidade que causa uma fricção algo que não vai ter no espaço.
Nesse teste, duas estruturas que seguram o escudo de calorforam colocados para baixo, então dois grandes braços conhecidos como Mid-boom Assembly do escudo de calor, vagarosamente foram acionados puxando as mambranas juntamente com os movimentos totalmente sincronizados e coreografados.
Assim que os braços travaram na posição horizonta, as membranas foram então tensionadas individualmente começando pela membrana inferior e cada uma separadamente foi assumindo a sua forma final.
Tudo aconteceu da melhor forma possível, e com isso tudo indica que o James Webb está caminhando bem para ficar pronto para o lançamento.
A próxima etapa agora é fazer a abertura completa do espelho primário do James Webb para as últimas verificações e então a avaliação final e completa de todos os componentes do telescópio.
Passando por isso, o Telescópio Espacial James Webb será então embalado e enviado para Kourou na Guiana Francesa, onde será então preparado para o lançamento em 31 de outubro de 2021.
Vamos acompanhando aqui o passo a passo do telescópio e quem sabe estaremos lá para acompanhar o seu lançamento.
Fontes:
#JAMESWEBB #SUNSHIELD #SPACETODAY