fbpx

JAMES WEBB ESTICA O SEU ESCUDO DE CALOR – SPACE TODAY TV EP2384

PASSE NA SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Vamos com notícias dele, o nosso querido e tão esperado James Webb.

A Northrop Grumman e a NASA publicaram hoje um release sobre mais um passo importante a caminho do lançamento do telescópio espacial em 31 de outubro de 2021.

Os técnicos, depois do telescópio ter encerrado os seus testes ambientais, abriram o escudo de calor do James Webb, na configuração que ele será usado no espaço.

O escudo de calor do James Webb é uma das partes mais importantes do telescópio espacial, pois irá proteger o telescópio do calor vindo da Terra, da Lua e do Sol.

Como ele é um telescópio que vai operar no infravermelho ele precisa se manter frio o suficiente para que as observações sejam realizadas de forma eficiente.

Para isso, foi desenvolvido um escudo de calor que tem o tamanho de uma quadra de tênis e é constituído de cinco folhas ultra finas, membranas de kapton.

Os técnicos já tentaram abrir o escudo de calor algumas vezes e nunca tiveram sucesso, sempre rasgava uma parte, ou dava outro problema.

Abrir o escudo totalmente é algo extremamente complexo, é preciso planejamento, determinação, paciência e comunicação.

Durante o teste os engenheiros enviaram uma série de comandos para o telescópio que ativou 139 atuadores, 8 motores e milhares de outros componentes para então abrir e esticar as cinco membranas do escudo de calor até a sua forma final.

Um desafio a mais aqui na Terra, é a gravidade que causa uma fricção algo que não vai ter no espaço.

Nesse teste, duas estruturas que seguram o escudo de calorforam colocados para baixo, então dois grandes braços conhecidos como Mid-boom Assembly do escudo de calor, vagarosamente foram acionados puxando as mambranas juntamente com os movimentos totalmente sincronizados e coreografados.

Assim que os braços travaram na posição horizonta, as membranas foram então tensionadas individualmente começando pela membrana inferior e cada uma separadamente foi assumindo a sua forma final.

Tudo aconteceu da melhor forma possível, e com isso tudo indica que o James Webb está caminhando bem para ficar pronto para o lançamento.

A próxima etapa agora é fazer a abertura completa do espelho primário do James Webb para as últimas verificações e então a avaliação final e completa de todos os componentes do telescópio.

Passando por isso, o Telescópio Espacial James Webb será então embalado e enviado para Kourou na Guiana Francesa, onde será então preparado para o lançamento em 31 de outubro de 2021.

Vamos acompanhando aqui o passo a passo do telescópio e quem sabe estaremos lá para acompanhar o seu lançamento.

Fontes:

https://news.northropgrumman.com/news/releases/northrop-grumman-and-nasa-complete-final-sunshield-deployment-test-on-the-james-webb-space-telescope

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2020/webb-sunshield-successfully-unfolds-and-tensions-in-final-tests/?utm_source=TWITTER&utm_medium=NASAWebb&utm_campaign=NASASocial&linkId=107446586

#JAMESWEBB #SUNSHIELD #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .