fbpx
26 de novembro de 2024

JAMES WEBB COMEÇA A GANHAR VIDA NO ESPAÇO

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim INSCREVA-S ENO SPACE TODAY 2: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY: https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/ Após a chegada do Webb ao seu destino…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

INSCREVA-S ENO SPACE TODAY 2:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:

https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/

Após a chegada do Webb ao seu destino orbital ao redor do Lagrange Point 2 (L2) em 24 de janeiro, a equipe de operações da missão começou a trabalhar em uma série crítica de etapas: ligar todos os instrumentos científicos, desligar os aquecedores para iniciar um longo processo de resfriamento , e, finalmente, capturar os primeiros fótons na câmera principal do Webb para permitir um alinhamento de meses do telescópio.

Enquanto o instrumento MIRI e alguns componentes do instrumento foram ligados nas semanas após o lançamento do Webb em 25 de dezembro, a equipe não terminou de ligar os três instrumentos restantes – NIRCam , NIRSpec e FGS/NIRISS – até os últimos dias.

O próximo grande passo da equipe de operações da missão é desligar os aquecedores dos instrumentos. Os aquecedores eram necessários para manter as ópticas críticas aquecidas para evitar o risco de condensação de água e gelo. Como os instrumentos atendem a critérios predefinidos para temperaturas gerais, a equipe está desligando esses aquecedores para permitir que os instrumentos reiniciem o processo de resfriamento de meses até as temperaturas finais.

Quando o NIRCam atingir 120 kelvins (aproximadamente -244 graus Fahrenheit, ou -153 graus Celsius), a equipe de óptica da Webb estará pronta para começar a mover meticulosamente os 18 segmentos de espelho primário para formar uma única superfície de espelho. A equipe selecionou a estrela HD 84406 como alvo para iniciar este processo. Será o primeiro objeto que o NIRCam “vê” quando fótons de luz atingem os detectores ligados do instrumento. O processo criará essencialmente uma imagem de 18 pontos de luz aleatórios e borrados. Nas primeiras semanas de alinhamento do espelho, a equipe manterá o instrumento treinado na estrela enquanto faz ajustes microscópicos nos segmentos do espelho; em última análise, essa coleção de 18 pontos borrados se tornará uma imagem focada de uma única estrela. O resfriamento do telescópio e dos instrumentos também continuará no próximo mês, com os instrumentos de infravermelho próximo atingindo finalmente 37-39 kelvins. O criorefrigerador irá resfriar o MIRI a 6 kelvins nos meses seguintes.

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo