Io Projeta Sua Sobra Sobre o Gigantesco Planeta Júpiter

io_jupiter

observatory_150105As duas imagens da lua vulcânica Io de Júpiter foram feitas durante um período de 1.8 horas. Io é aproximadamente do tamanho da Lua da Terra, mas está 2000 vezes mais distante. Em uma das imagens, Io parece estar raspando as nuvens de Júpiter, mas na verdade o satélite está a 500000 quilômetros de distância. Io circula ao redor de Júpiter numa órbita de período aproximado 1.8 dias, enquanto que a Lua orbita a Terra a cada 28 dias.

A mancha escura em Júpiter, é a sombra de Io e tem aproximadamente o tamanho do satélite, ou seja, 3640 quilômetros de diâmetro. Essa sombra navega através da face de Júpiter a uma velocidade de 17 km por segundo. Os menores detalhes visíveis em Io e em Júpiter medem 150 km de diâmetro, e têm o tamanho aproximado de Connecticut.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=6463

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.