fbpx

Imenso Pedaço de Rocha Transportado Por Gelo É Flagrado em Vale no Oregon

Esse pedaço de rocha de 40 toneladas é um argilito Precambriano, um pouco que sofreu um pouco de metamorfismo  por folhelho, localiza-se a 76 metros acima do interior do vale Willamette Valley do Oregon. A exposição de rocha semelhante a essa localiza-se a noroeste de Idaho.

Começando com a pesquisa feita por J. Harlen Bretz em 1923, os efeitos das Inundações Missoula tem sido um ponto de descoberta e controvérsia  para inúmeros geólogos. Causadas por falhas catastróficas de um rio glacialmente prejudicado no que agora é o norte de Idaho e Montana entre 18000 e 15000 anos atrás, aproximadamente 40 mega inundações ocorreram na Bacia Columbia. Algumas dessas inundações tinham uma taxa de fluidez que excedia 230 milhões cfs, algo em torno de 400 vezes a média da fluidez do Rio Mississippi. Onde o canal tornou-se restrito, as inundações invadiram os vales afluentes, e uma dessas restrições existe a nordeste de Portland no Oregon, fazendo com que todo o Willamete Valley fosse inundado no que é agora a cidade de Eugene. Imensos pedaços glaciais erráticos como esse pedaço de pedra viajaram em blocos de gelo e conseguiram assim chegar em locais mais elevados. Logicamente que no momento da inundação o vale estava completamente cheio de água até o nível onde se encontra esse pedaço de rocha. A foto acima foi feita em 27 de Maio de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/ice-rafted-boulder.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .