fbpx

Imagens Mostram Mosaicos da Região de Nili Fossae em Marte


Essas imagens feitas pela sonda orbital da NASA Mars Odyssey mostram uma área de vales em Marte chamada de Nili Fossae. Essa região fica próxima a um dos maiores vulcões do planeta o Syrtis Major e é uma região rica em minerais.

A imagem acima mostra dados de infravermelho do sistema de imageamento de emissões térmicas da sonda. Nessa imagem colorida, as áreas que aparecem em magenta  para roxo-azul sugerem a presença mineral olivina em um depósito que pode ser quatro vezes maior do que se pensava anteriormente.

A olivina é um tipo de filossilicato ou folhas de silicatos. Quando a água está presente a olivina pode rapidamente formar outros minerais. A presença de olivina aqui em uma parte mais velha da superfície do Planeta Vermelho implica que essa área provavelmente ficou pouco tempo exposta à água.

A imagem tridimensional abaixo mostra a presença dos filossilicatos em azul e magenta que são abundantes ao longo das paredes do cânion e nos taludes das mesas. A riqueza desses minerais aqui indica que a água provavelmente influenciou a diversidade de minerais encontrados em vários terrenos durante o começo da história de Marte.

Fonte:

http://www.theepochtimes.com/n2/science/martian-mosaics-at-nili-fossae-photos-155466.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo