fbpx
24 de fevereiro de 2024

Imagens Mostram A Chamada Virga – Precipitação Que Evapora Antes de Atingir a Superfície


As duas fotos acima mostram exemplos de precipitações caindo de nuvens, sendo que grande parte, dessa precipitação, não chegou até o solo (virga), evaporando antes. Na foto superior, que foi feita nas Montanhas White Tank, perto de Waddell, no Arizona, uma coluna de chuva é vista saindo da nuvem do tipo cumulonimbus, mostrando um desenvolvimento vertical mínimo. Quase que toda essa precipitação é uma virga, ou seja, a chuva evapora antes de chegar à superfície no ar mais quente e seco localizado abaixo da nuvem. Se olharmos com cuidado veremos que uma mínima parte da precipitação chega até a superfície. A nuvem do tipo cúmulos à esquerda mostra uma virga menos desenvolvida, e nesse caso nenhuma precipitação chega a atingir o solo. Essa primeira foto foi feita em 24 de Setembro de 2011.

Já a segunda foto mostra nuvens altocumulus glaciais sobre a estrada A8 perto de Stuttgart na Alemanha. Nesse caso, cristais de gelo e não gotas de chuva, estão caindo dessas nuvens em forma de vírgula. Nenhum gelo, ou neve, chega a alcançar a superfície, já que a temperatura do ar estava acima do ponto de congelamento perto da superfície mas ainda o ar estava seco o bastante para evaporar quase que toda a precipitação. Poucas gotas de chuva foram observadas no vidro dos carros. Os ventos fortes são os agentes responsáveis pela curvatura curiosa das frentes de chuva observadas nas nuvens. Essa foto foi feita no dia 20 de Novembro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/12/virga-and-rainfall-traces.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo