fbpx

Imagens Mostram a Beleza Estonteante da Galáxia NGC 3190


Essa magnífica galáxia nos inspira a perguntar novamente: existe algum tipo de vida avançada ali? O fato de nós não termos provas de vida inteligente em qualquer canto do universo pode simplesmente significar que as civilizações inteligentes tenham um ciclo de vida finito. A galáxia NGC 3190 é uma galáxia espiral muito bonita localizada na constelação de Leo. Ela foi descoberta por William Herschel em 1784. Em 2002, os astrônomos descobriram uma supernova nessa galáxia, na parte mais a sudeste e então outro time de astrônomos descobriu uma segunda supernova no outro lado da galáxia, dois meses depois, destruindo com certeza qualquer chance de vida nas vizinhanças dessas explosões.

A imagem espetacular abaixo mostra o Trio de Leão. Existe na verdade um quarto membro desse grupo que não é mostrado nessa imagem, mas o grupo também recebe outro nome o de Hickson 44. Estima-se que essas galáxias estejam a 60 milhões de anos-luz de distância da Terra. A galáxia mais a esquerda é uma galáxia elíptica, a NGC 3193 e é a que apresenta menos detalhes. Na parte central superior do conjunto de galáxias está a NGC 3190.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/08/-image-of-the-day-the-haunting-beauty-of-ngc-3190-a-deadly-supernova-factory.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .